O QUE É ESCOLIOSE, E COMO IDENTIFICÁ-LA?

    A Escoliose afeta cerca de 3% da população, na sua maioria mulheres e adolescentes, com início entre 9 e 13 anos, mas pode se manifestar em qualquer idade. 

    É uma patologia relacionada aos desvios posturais e de coluna, que pode ser decorrente de má postura por tempos prolongados, ou idiopática (sem causa aparente). Estes desvios podem acontecer na coluna torácica, lombar, ou tóraco-lombar, prejudicando a mobilidade para as atividades diárias, e gerando dor local. 



    O diagnóstico consiste em testes clínicos de inclinação e rotação da coluna, e exames de RX para visualizar e medir o grau da curvatura. De acordo com a graduação, localização e tipo de escoliose o Ortopedista indicará o melhor tratamento, sendo ele fisioterapia, RPG, uso de colete ou cirurgia (para os casos mais graves). 

    Se manifestada na infância ou pré-adolescência, a evolução da escoliose deve ser acompanhada pelo médico e fisioterapeuta até o final do crescimento ósseo, pois para cada estirão de crescimento, poderá haver uma mudança na curvatura escoliótica. 

    Outro fator importante a ser observado é o comprimento das pernas: diferenças de comprimento maiores que 1cm podem levar às curvaturas lombares como compensação. Neste caso, o uso de palmilhas compensatórias se faz necessário para o sucesso do tratamento, e deve ser acompanhado de tempos em tempos até o final do crescimento.  



    É recomendável que pais e cuidadores observem a criança e o adolescente no seu dia a dia: se ele inclinar a coluna para o lado ao tentar pegar um objeto à sua frente, ou se fica muito tempo inclinado para um lado só quando está sentado, vale a pena investigar. Muitas vezes as alterações posturais são silenciosas e vão manifestar dores tardiamente, com evolução mais grave. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pé plano infantil

Palmilha para perna curta?