Pé plano infantil

    


    Os pés chatos incomodam pais e avós há muito tempo! Quem não se lembra das botinhas ortopédicas? Antigamente buscava-se o alinhamento dos pés e acreditava-se que quanto mais "preso" ficasse esse pé, melhor o seu desenvolvimento no futuro. 

    Hoje sabemos que pés planos são normais nas crianças até 2 anos, e podem se manter até os 10 anos sem prejudicar o desenvolvimento dos pequenos. Mas é bom ficar atentos a alguns pontos importantes:

    Segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), até os 4 anos de idade o arco longitudinal plantar está em desenvolvimento e até os 10 anos ele pode ou não se formar. Portanto, é esperado que nesta faixa etária ocorra o pé chato na maioria das crianças, de forma natural, sem comprometimento do seu desenvolvimento motor. 

    Se for um pé plano flexível (onde as articulações mexem livremente) e não gerar outras deformidades ou compensações em tornozelos, joelhos e quadril, não há a necessidade de correção. Mas se a criança queixa-se de dor, e relata dificuldade para as corridas e brincadeiras, vale um olhar mais especializado para indicar as correções necessárias, como palmilhas e calçados adequados. Outro indicativo de alerta são tropeços e quedas constantes, mesmo após os 3 anos, quando a criança já tem pleno domínio do equilíbrio. 

    Caso observe na criança alguns destes sinais, vale a pena consultar o pediatra, ortopedista ou fisioterapeuta especializado. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É ESCOLIOSE, E COMO IDENTIFICÁ-LA?

Palmilha para perna curta?