TELE REABILITAÇÃO E HOME OFFICE

    Enquanto a pandemia continua, o Home Office continua também! 

    E não deve parar tão cedo. Pesquisa recente mostra que a modalidade de trabalho em casa que aumentou durante o período da pandemia de COVID19 deve continuar: O site de notícias da UOL mostrou  no final de junho que 75% das empresas devem manter o home office após a pandemia, de acordo com pesquisa da Atento consultoria (https://jcconcursos.uol.com.br/noticia/empregos/79-das-empresas-manterao-o-home-office-apos-crise-revela-pesquisa-79710). 

     Mas o que essa notícia tem a ver com fisioterapia, postura e saúde? Muita coisa!! Nesta semana o Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (CREFITO 3) divulgou nota sobre a importância da prevenção de lesões relacionadas ao home office. 

                              
     
    O fato de ficarmos mais tempo sentados prejudica seriamente a postura, que se adapta às condições que impomos ao nosso corpo. Quando ficamos em pé vencemos a gravidade utilizando os músculos anti-gravitacionais, sendo os principais localizados na coluna, e na parte posterior da perna e face plantar dos pés. 
  
Resultado de imagem para músculos antigravitacionais
http://hubbardtrainingsystems.blogspot.com

           E quando ficamos muito tempo sentados, estes músculos começam a atrofiar, deixando de nos dar sustentação e manter o alinhamento da coluna. Assim, observamos muitas vezes desvios na coluna, quadril e joelhos decorrentes da postura sentada prolongada. 
    
 A ergonomia já identifica estas lesões há tempos e recomenda paradas da atividade em frente ao computador a cada 30 ou 50 minutos, com caminhadas e exercícios para aliviar as tensões nas articulações e melhorar o tônus muscular e circulação sanguínea. 

    De acordo com a Norma Regulamentadora (NR17) sobre ergonomia, as empresas que possuem ergonomista presente já oferecem aos seus funcionários este esquema de pausas e exercícios apropriados, incluindo análise do posto de trabalho para a prevenção de lesões. 

    Mas e o pessoal que de repente começou o home office? Não há ergonomista presente, e na maioria das vezes e "escritório" está provisoriamente adaptado para aquela função. 

       É aí que entra o atendimento fisioterapêutico online, ou Tele Reabilitação. Devido à situação emergencial da pandemia, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) autorizou este acompanhamento, para que todos possam ter acesso à informação e ao tratamento necessário.
     Para quem sofre com as consequências do home office, a Tele reabilitação funciona como uma consulta normal de reabilitação postural! O fisioterapeuta vai avaliar o caso do cliente, seu posto de trabalho, e orientar a conduta a ser realizada, sempre acompanhando ao vivo, com amparo legal para o sigilo da consulta e garantia de resultados. 

                                          Resultado de imagem para tele reabilitação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É ESCOLIOSE, E COMO IDENTIFICÁ-LA?

Pé plano infantil

Palmilha para perna curta?