Tênis com rodinhas: risco para a postura das crianças?
Desde o ano passado tenho observado o fenômeno dos tênis com rodinhas embutidas no calcanhar para as crianças. Aparentemente uma boa idéia, ganhou rapidamente o gosto dos pequenos, por se tratar de vestuário divertido, e cá entre nós: quem não gostaria de sair deslizando pelo piso lisinho dos Shoppings?
Mas o uso destes calçados me deixou intrigada como Fisioterapeuta e mãe: além do risco óbvio de queda, será que não faz mal à saúde das articulações, ou pior, será que não contribui para a má formação óssea nos pequenos?
Ao observar as crianças deslizando com estes tênis, vejo que elas mantém uma postura de controle do core (musculatura da região do quadril e baixo abdômen, que controla nosso equilíbrio) o que é bom do ponto de vista biomecânico, mesmo que ela mantenha uma perna à frente da outra. Entretanto, quando a criança está andando e não deslizando, observo que o apoio no calçado acontece na ponta do pé, já que as rodinhas ficam no calcanhar. Isto por si só é errado, principalmente para as crianças!
![]() |
Fonte: ortope.com.br |
Quando ficamos na ponta dos pés, nosso centro de gravidade inclina para frente, e então os joelhos e quadril mudam a sua posição normal para manter o equilíbrio. A criança passa a andar com os joelhos dobrados, ou o bumbum empinado, aumentando a curvatura lombar da coluna. Ambas posições de risco para ossos e articulações em desenvolvimento.
Conversando com colegas da área de pesquisa, perguntei sobre os riscos do uso deste calçado e qual não foi a minha surpresa quando um deles me disse: Estes tênis deveriam entrar na categoria de artigo esportivo, ou recreacional. Verdade! Artigos recreacionais geralmente não geram problemas articulares ou musculares por serem utilizados esporadicamente. Lembrei imediatamente da minha avó, que sempre diz que tudo o que é demais faz mal... O tênis com rodinhas então, deveriam ser utilizados com cuidado e esporadicamente para a diversão dos pequenos.Confesso que esta informação me deixou muito mais aliviada como mãe, já que tenho uma filha ansiosa por usar os tênis, como as coleguinhas da escola, mas ouvindo insistentes "nãos" de uma mãe (super) preocupada. Ainda assim, vale o alerta para todos os pais: pode brincar, mas alterne os tênis com rodinhas com outras brincadeiras, de preferência com pés descalços.
Comentários
Postar um comentário