PODOPOSTUROLOGIA E O USO DE PALMILHAS POSTURAIS
As alterações nos padrões posturais podem desencadear dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e principalmente nos pés.
As palmilhas posturais têm como objetivo reduzir o pico de pressão plantar e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Posicionadas entre o pé e o calçado, elas aumentam a eficiência do controle postural durante a posição ereta, na caminhada e na corrida.
A avaliação baropodométrica e postural auxiliam o Fisioterapeuta na determinação dos locais de inserção de elementos de EVA na palmilha. Estes elementos fornecem informações ao sistema nervoso e, como resposta, o corpo se reequilibra através das regiões reflexas dos músculos, corrigindo as assimetrias posturais.
Desta forma, a confecção das palmilhas deve ser individualizada para cada caso.
Além da avaliação, prescrição e confecção de palmihas, o fisioterapeuta deve acompanhar o paciente no uso contínuo das palmilhas, pois elas são parte de um tratamento fisioterapêutico. Muitas vezes são necessários ajustes na própria palmilha, ou também o paciente pode receber "alta" do tratamento, quando as palmilhas já fizeram as alterações motoras necessárias, e o paciente já não mais precisa usar.
Procure sempre profissionais que além de confeccionarem as palmilhas, oferecem acompanhamento e suporte.
Comentários
Postar um comentário